Veja:
"A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vai realizar hoje, a partir das 14 horas, uma captura de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) no município de São Sebastião do Passé. O objetivo é evitar casos de raiva em animais herbívoros da região".
As notícias disponíveis na internet sobre a captura são "recortes" do que foi publicado no site da Agecom: www.comunicacao.ba.gov.br
A captura em questão foi realizada em resposta as notificações dos pecuaristas do município de São Sebastião do Passé, situado a 70 quilômetros de Salvador. Uma equipe, composta por dois médicos veterinários e dois auxiliares, esteve no local para capturar e adotar procedimentos de defesa sanitária animal para o combate à disseminação da raiva.
A raiva dos herbívoros é considerada uma zoonose (doença transmissível ao homem) de alto risco, podendo ser transmitida, por meio da manipulação da saliva de animais doentes ou material contaminado pelo vírus.
Após ser agredido pelo morcego infectado, o animal pode contrair a doença caso não esteja vacinado e, invariavelmente, virá a óbito. Adab - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - controla a raiva mantendo a distância dos rebanhos e da população.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 30 mil pessoas morrem por ano, vítimas da raiva. Esta zoonose tem acarretado importantes danos ao patrimônio pecuário nacional, causando prejuízos de mais de U$ 15 milhões em todo o país.
Desde 1966, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, por meio da Divisão de Defesa Sanitária Animal, instituiu o Plano de Combate à Raiva dos Herbívoros, que atualmente se denomina Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros - PNCRH.
A Adab orienta aos criadores que, ao identificarem suspeitas de mordeduras em algum animal do seu rebanho, isolem o mesmo e procurem imediatamente um escritório da Adab mais próximo da sua propriedade ou entre em contato com a sede. O contato pode ser feito através do telefone (71) 3116-8463.
Entre os meses de janeiro a setembro de 2007, a Adab atendeu 45 focos em todo o Estado, tendo capturado 489 morcegos hematófagos.
Somente neste ano, a Adab atendeu 22 focos em todo o estado, tendo capturado cerca de 201 morcegos hematófagos. Além do controle da população de quirópteros, a agência também realiza periodicamente ações de educação e saúde com criadores, estudantes e profissionais de saúde pública, como também esclarece as dúvidas nas propriedades sobre vacinação dos bovinos, eqüídeos, ovinos e caprinos em áreas de foco da enfermidade.
Um comentário:
êê postou, hein?
heheh!
beijo
Postar um comentário